sábado, 14 de abril de 2012

VIII Encontro do Grupo de Estudos - Entendendo os Mecanismos de Defesa do Ego

Sem dúvida este é um dos temas mais interessante a ser estudado. Falarmos dos principais Mecanismos de Defesa é como chegar à porta de entrada para entendermos os possíveis distúrbios presentes em nós mesmos. Entende-se que os Mecanismos de Defesa estão presentes em indivíduos saudáveis, onde a sua presença excessiva consiste na indicação possível de um sintoma neurótico. Percebam que foi dito: “presença excessiva” e “indicação possível”. Por isso não é preciso entrar em pânico e passar a acreditar que esteja neurótico, não se exceda! 
Mas, o que são esses Mecanismos? Uma das definições possíveis está baseada na teoria psicanalítica,  que caracteriza estes como ações psicológicas que têm por finalidade reduzir qualquer manifestação que possa colocar em perigo a integridade do Ego, onde o indivíduo não consiga lidar com situações que por algum motivo considerem ameaçadoras.
O que começamos neste encontro foi estudar e discutir de forma aberta os Mecanismos e aqui, de forma básica está postado o entendimento, um pequeno resumo conceitual de alguns Mecanismos, senão vejamos: A Repressão/Recalque que consiste, principalmente, em afastar uma determinada coisa do consciente, mantendo-a à distância, no inconsciente. A Repressão afasta da consciência um evento, ideia ou percepção, potencialmente provocadoras de ansiedade e impede, dessa forma, qualquer manipulação possível desse material. Porém o material reprimido continua fazendo parte da psique, apesar de inconsciente, e que continua causando problemas. Vimos que segundo Frued, a Repressão não é realizada de uma vez por todas e definitivamente, mas exige um continuado consumo de energia para se manter o material reprimido. Agora, de que forma isso acontece? Vocês leitores e estudantes da psique poderiam nos dar um exemplo fazendo um comentário?
Quanto ao Recalque é dito que se trata de rejeitar uma motivação, emoção ou ideia, penosa ou perigosa, tendendo a dissociar-se delas. Talvez alguém esteja se identificando com esse Mecanismo de Defesa, porém não se furte a fazer seus comentários.
Vamos a Negação, que é a tentativa de não aceitar na consciência algum fato que perturba o Ego. Talvez esse seja o mais comum e que todos tenham um bom exemplo a respeito, pois não raro, insistimos em negar  um fato para nos livrarmos da dor, lembrando que as atitudes excessivas de tal comportamento pode indicar a presença de uma neurose grave. Além do mais é dito que os adultos têm a tendência de fantasiar que certos acontecimentos não são, de fato, do jeito que são, ou que na verdade nunca aconteceram. Essa é uma forma de se defender de algo doloroso. Vejam um vídeo cômico abaixo:
Percebam que muitas vezes, se não conosco, mas com outras pessoas, encontramos excessiva mania em não apenas negar, mas sim, procurar lógica em toda a ação e acontecimento que são praticados, pois bem, a Racionalização é o processo de achar motivos lógicos e racionais aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis.
Outro Mecanismo e a Formação Reativa: esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que são diametralmente opostos ao desejo real. A Formação Reativa oculta partes da personalidade e restringe a capacidade de uma pessoa responder a eventos e, dessa forma, a personalidade pode tornar-se relativamente inflexível. Não vamos nos ater a gêneros, mas vemos comumente  ações como estas em casais.
Nossa! E a Projeção? Este Mecanismo é o ato de atribuir a uma outra pessoa, animal ou objeto as qualidades, sentimentos ou intenções que se originam em si próprio, isto é denominado Projeção. Será que alguém aí tem exemplos vivenciados das ações deste mecanismo? Vejam o próximo vídeo:
Regressão é um retorno a um nível de desenvolvimento anterior ou a um modo de expressão mais simples ou mais infantil. É um modo de aliviar a ansiedade escapando do pensamento realístico para anos anteriores em que reduziram a ansiedade. É muito comum vermos isso quando nasce um irmãozinho, o irmão mais velho tende a regredir ao período onde para ele era confortável e tinham a atenção dos pais.
A Sublimação é a energia associada a impulsos e instintos socialmente e pessoalmente constrangedores e, é na impossibilidade de realização destes, que se canaliza para atividades socialmente meritosas e reconhecidas. Talvez sublimar seja a forma mais talentosa de defender o Ego. Quiçá, no âmbito profissional seja onde mais vemos a aplicabilidade deste Mecanismo.
Ainda no tocante da profissão, citamos outro Mecanismo de Defesa: o Deslocamento, que é o Mecanismo psicológico onde a pessoa substitui a finalidade inicial de uma pulsão por outra diferente e socialmente mais aceita.
Percebam que nesta matéria, assim como em outros conteúdos postados aqui no blog, não há fechamento de conceito ou finalização de conteúdo. Temos aqui pequenas informações que propõe incentivar a pesquisa e a discussão sobre o estudo das ciências construtoras da personalidade humana e da sociedade, tendo como base a psicanálise.
Todos estão convidados a continuar esta pesquisa, a discussão sobre os Mecanismos de Defesa do Ego.

5 comentários:

  1. Podemos citar um mecanismo de defesa de Compensação – É um mecanismo de defesa onde o indivíduo, inconscientemente , tenta compensar algum erro, fraqueza ou defeito real ou até mesmo da sua imaginação. Temos exemplo de pessoas que tem alguma deficiência física e por isso tiram as melhores notas da turma. Ou os pais que não dão devida atenção aos filhos e compram presentes para agradá-los, o que é bem comum vermos na sociedade contemporânea. Portanto, mecanismos de defesa são reações que permitem nossa mente solucionar conflitos que nosso consciente não resolve.

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=bd7y4_OfapQ&feature=related

    ResponderExcluir
  3. Interessante como nossas atitudes e ações estão constantemente ligadas a algum tipo de Mecanismo de Defesa, e esses videos postados estão ótimos ao retratar algusn tipos dessa defesa.

    ResponderExcluir
  4. A repressão é o mecanismo de defesa que também é conhecido como Esquecimento Motivado, o indivíduo não consegue lembrar de acontecimentos passados traumáticos.segue um exemplo para ilustração da repressão secundária. Duas senhoras da sociedade eram bastante amigas e costumavam até trabalhar juntas em campanhas filantrópicas. Posteriormente as circunstâncias fizeram com que tomassem rumos diferentes: uma delas por problemas financeiros precisou mudar-se de cidade. Doía anos mais tarde, reencontraram-se numa festa e foram apresentadas, uma a outra, por um amigo comum que não sabia de seu prévio relacionamento. Enquanto a primeira senhora mostrou-se bastante alegre pelo encontro, a segunda não a reconheceu por mais esforço que fizesse. Percebendo que algo estava errado, procurou não dar mostras de seu comportamento e respondeu a outra no mesmo tom. Entretanto o fato preocupou-a muito. Uma posterior análise, trouxe-lhe à consciência que sentira no passado muita raiva da companheira por sua melhor sorte. Assim, para evitar reviver aqueles desagradáveis sentimentos, “ esqueceu-se” inclusive do seu objeto causador.

    ResponderExcluir
  5. Mecanismo de defesa - Negação

    Diante de aspectos que nos causam medo, crítica ou exposição negativa de sí, o Ego sob forte pressão do inconsciente, reage com mecanismos de defesa que são atuações verbais e comportamentais.
    A negação é um mecanismo de defesa que o sujeito faz uso quando sente culpa, vergonha ou em última análise, medo em relação a algum fato que lhe é desagradável.

    É uma forma de mentira que o sujeito conta para si mesmo, tão intensamente, que se torna verdade para ele, insistindo que seja verdade, mesmo havendo comprovações.

    São dividias nas seguintes categorias:

    Negação simples - Negar completamente a realidade desagradável;
    Minimização - Admitir a realidade, mas negar a sua gravidade;
    Projeção - Admitir, tanto a realidade quanto a sua gravidade, mas negar toda e qualquer responsabilidade.
    .
    http://cdpsi.com.br/blog/index.php/2010/12/mecanismos-de-defesa-negacao

    ResponderExcluir