quarta-feira, 18 de abril de 2012

Um Método Perigoso


Um Método Perigoso



Para quem não assistiu ainda o filme “ Um Método Perigoso “ , vale a pena dar uma conferida , pois ele ainda se encontra em cartaz em alguns cinemas da cidade. Algumas pessoas do grupo já assistiram e a opinão sobre a vastíssima e ilustre elencagem de conceitos, tais como, a teoria psicanalítica, o método catártico, o Inconsciente e Consciente, o Ego e o Superego, a repressão e a sexualidade foram unânime.
 A trama é baseada no livro "A Most Dangerous Method", de John Kerr. E o filme trata de um caso real, onde se separam as duas formas de ver da psicanálise, acabada de ser ‘descoberta’. Aborda também a intensa e polêmica relação da dupla  (Freud e Jung)  com a paciente Sabina Spielrein.
Ver trailer :
http://mais.uol.com.br/view/a56q6zv70hwb/trailer-do-filme-um-metodo-perigoso-0402CC193068C8B91326?types=A&

Um comentário:

  1. A obra é baseada no livro “Um Método Muito Perigoso”, de John Kerr, e aborda o conflito dentre uma parceria desses dois psicanalistas, que tem como objetivo solucionar casos psiquiátricos, como o da bela Sabina Pielrein (Keira Knigthley), que chega para Jung (Michael Fassbender) como uma paciente de um surto psicótico. Entre os medos e as repulsas, a moça sofre prazeres pela agressividade do pai. Sabina passa a ser tratada por Jung e logo as seções entre paciente e terapeuta evolui para uma amizade que vai ainda mais além.

    Ao decorrer das seções, Jung se comunica com Freud por cartas e mais tarde passa a encontrá-lo para posteriores discussões. E o desacordo dos dois pensadores surge nas suas teorias, enquanto Freud acredita que toda neurose tem uma ligação preliminar ao sexo, Jung contrapõe e afirma que o paciente, antes de querer descobrir o que o angustia, primeiro, deve decifrar o que ele quer ser, e daí então saber quem realmente é.

    O romance que surge do decorrer da história é sobrepujado pela descrição da corrente psicanalítica. Além de Sabina, Jung teve muitas outras amantes, mas Sabina além de amante foi uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo. Há um conflito entre os personagens, o que serviu, penso eu, ainda mais para o estudo deles.

    ResponderExcluir