segunda-feira, 23 de abril de 2012

Apoio para os Grupos de Apoio

Os alunos do CEAPP estão com as atenções voltadas  à construção do projeto de criação dos grupos de apoio. Trata-se de uma atividade onde, a partir de uma temática escolhida, constrói-se um grupo de apoio psicanalítico. Será um grande passo para pratica da escuta e observação. Será basicamente o primeiro contato do psicanalista em formação com a realidade da prática psicanalítica.
Para um certo esclarecimento, vale ressaltar, de acordo com a ideia de Antovani 2008: A noção de apoio emocional é bastante diferente na psicanálise e em outros tipos de psicoterapias. O processo psicanalítico contrasta com as práticas conhecidas como psicoterapias de apoio, que visam oferecer ao paciente alívio de seus sintomas. As psicoterapias psicanalíticas de grupo seguem essa mesma concepção, mas acreditam que os grupos exercem formas de apoio emocional durante o processo analítico.
Diferente do trabalho individualizado, vamos lidar com as manifestações de um grupo, a escuta será a nossa maior arma e as intervenções nosso exercício de  coerência entre o que podemos e o que não podemos enquanto psicanalistas.
Na verdade, o texto disposto não foca especificamente da construção dos grupos de apoio psicanalítico, ele busca ressaltar a tentativa de grupos diferentes em construir um trabalho onde todos os alunos possam   usufruir de seus resultados, a tentativa de apoio aos grupos de apoio em formação.
São varias temáticas abordadas pelos grupos, tais como: apoio a familiares de dependentes de substancias psicoativas, apoio a familiares de crianças com deficit de aprendizagem, dentre outros. Contudo, percebemos que tínhamos algo em comum: A FAMÍLIA, assim criamos o GAFA - Grupo de Apoio a Família, como grupo geral e onde vários sub-grupos atuam com suas temáticas de forma especifica, mas se organizando e ajudando mutuamente em prol de um único objeto: a Família.
Estamos construindo o nosso trabalho e esperamos publicar neste espaço, nossos passos, nossos resultados.
Ajudem-nos a construir essa grande família. Postem nos comentários ideias e sugestões que possam nos ajudar.

2 comentários:

  1. Muito bem colocado a função do grupo de apoio psicanalitico Dr. Denilson, já que a técnica e as formas de intervenções são bem específicas e diferentes de outros grupos terapeuticos, conforme foi dito. O acompanhamento de um trabalho como esse será um verdadeiro laboratório para ajudar na preparação e atuação de nós, futuros psicanalistas.

    ResponderExcluir
  2. Mediante a mudança de tema de nosso grupo de apoio, associado ao fator geográfico,( onde cada um mora em lugares diferentes), resolvemos partir de um outro ponto, quanto a direção do grupo de estudos. Utilizando-nos como eixo para estudos, a relação deste com o grupo de apoio, e isso demanda aprofundamento de conhecimentos gerais e específicos;elencando o aspecto acadêmico enquanto formação profissional. O GAMDRF, vem sugerir aos grupos de alunos que compõem a turma III, a idéia de numa periodicidade a ser definida na próxima aula, que nos reuníssemosmos para que cada grupo de estudo socializasse seus avanços e conquistas, no CEAPP.
    Fechando então o tema família como sendo o tema de estudos eleito pela TURMA III CEAPP 2012, onde todos os grupos contribuem com seus estudos específicos. Sugerimos a organização do Iº Seminário Turma III- "Contribuições Psicanalítica no estuda das Famílias"

    ResponderExcluir