domingo, 11 de dezembro de 2011

Apenas Uma Dose

Quando o ser humano passou a viver em sociedade e assim estabelecer regras de convivência, o mundo passou por um processo de dinamismo. A história antiga, a idade média com seus fluxos mercantilista e o início das grandes navegações, começa a estabelecer uma nova ordem na sociedade mundial. Mas, é no mundo moderno que a civilização mundial dá o grande passo para o desenvolvimento das novas tecnologias e da ciência.
Uma nova forma de sociabilidade foi formada com o surgimento de novas teorias e o aprimoramento da ciência. Houve também a modificação dos valores tradicionais que trouxe consigo algumas mudanças.
Não se pode dizer simplesmente que sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e etc. Podemos contemplar o prazer de afirmar que é nela, em seu seio, no seu movimento que a Filosofia, um ramo do conhecimento, a base de tudo, expressa seus conteúdos na cultura, no comportamento e em tudo que existe no âmbito social, e ela, a Filosofia, em sua essência não consegue de separar da ciência. Estão de mãos dados direcionando a coerência do saber. E entendemos que a Psicanálise, que é uma representação cientifica e filosófica em suas ações, será a nossa base de sustentação para todas as postagens aqui descritas.
De acordo com Freud, Psicanálise é o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, um método para o tratamento de distúrbios neuróticos, e uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa "nova" disciplina científica.
Os primórdios da Psicanálise datam de 1882 quando Freud, médico recém-formado, trabalhou na clínica psiquiátrica de Teodor Meynert, e mais tarde, em 1885, com o médico francês Charcot, no Hospital Salpêtrière (Paris, França). Sigmund Freud, um médico interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos ou histéricos, cria um método cuja base é o manejo da transferência e da resistência em análise. Escutando o analisado, o analista tenta manter uma atitude empática de neutralidade.    Uma postura de não-julgamento, visando a criar um ambiente seguro[1].
Muito mais sobre Freud e a Psicanálise estará disposto neste blog, mas apenas queremos dizer por enquanto: Sejam todos bem vindos as expressões dos estudiosos da Psicanálise. Nossa busca é pelo conhecimento através da troca de experiência e percepções do que a consciência nos revela sobre o Inconsciente.


[1] Parágrafo adaptado do texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Psican%C3%A1lise

4 comentários:

  1. Oi Denilson,

    Tudo bem? Li o texto e achei ótimo. Como texto introdutório para os nossos estudos e trabalhos futuros ele é um verdadeiro convite para todos aqueles que querem aprender e compartilhar conhecimentos dentro do contexto- Psicanálise, Filosofia e Sociedade-.
    Gostei bastante a sua maneira de dar boas vindas : " Sejam todos bem vindos as expressões dos estudiosos da Psicanálise. Nossa busca é pelo conhecimento através da troca de experiência e percepções do que a consciência nos revela sobre o Inconsciente." É isso ai, conte comigo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa. Essa reunião para estudar e abordar temas sobre psicanálise, filosofia e sociedade é muito importante para construir o conhecimento e compreender a sociedade contemporânea! Boa Sorte e Bons Estudos!

    ResponderExcluir
  3. É com muita satisfação que integro esse grupo de estudos! Os avanços da ciências em diversas áreas paulatinamente, faz de nossa época, um tempo onde a dúvida quanto a tudo, é companheira frequente.As certezas de ontem, são dúvidas de hoje, e isso é o que nos impulsiona a buscar respostas à partir do que nos parece consciente, e do que inconscientemente revelamos, "nos ditos" e nos "não ditos"! Que Jesus nos abra as mentes e nos dê sabedoria para compreendermos quem somos,quem pensamos que somos, e quem queremos ser! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!Muito Sucesso nessa nova escalada.Bj!

    ResponderExcluir