sábado, 28 de julho de 2012

SOCIONOMIA e os MÉTODOS SOCIÁTRICOS


Artigo  extraído  do site: http://www.geocities.ws/relacoeshumanas/pages/artigos_socionomia.htm onde se aborda esclarecimento sobre a socioeconomia e seus vieses  e escrito por: 
Maria da Penha Nery - 03/2004
Psicóloga-Psicodramatista   (CRP-01:3501)



A ciência socionomia foi criada por Jacob Levy Moreno em meados do século XX. Essa ciência estuda os grupos e as relações. Seu objeto de estudo principal é a articulação entre o individual e o coletivo.
O objetivo da socionomia é a co-criação, ou seja, a criação conjunta que promova as interações humanas que propiciem bem-estar social.
A socionomia tem três ramos interligados, que são: a sociodinâmica, a sociometria e a sociatria.
A sociodinâmica estuda a dinâmica dos grupos. Seus conceitos e teorias  principais são: Teoria dos papéis e do vínculo. Teoria do momento. Teoria da ação. Teoria da Espontaneidade-Criatividade. Conserva cultural. Co-criação. Comunicação e Inteligência Relacional. Conflitos. Catarse de integração.
A sociometria estuda o desenvolvimento e as estruturas grupais por meio de testes e jogos sociométricos. Os conceitos principais são: Tele e co-transferência. Co-consciente e Co-inconsciente. Átomo social. Tricotomia Social e Rede Social. 
A Sociatria é o tratamento dos grupos que estão em crise, desequilíbrios em seus funcionamentos ou desarmonias que causam sofrimentos. Esses grupos podem estar nas instituições, nas escolas, nas empresas, nos sindicatos, nas comunidades, nos lares etc. 
A sociatria tem vários métodos de tratamento, dentre eles: psicodrama, Sociodrama, Axiodrama, Psicodrama Bipessoal, Jogos dramáticos, Role-Playing, Teatro Espontâneo, Teatro de Reprise, Mitodrama, Vivências Terapêuticas, Multiplicação Dramática, Retramatização, Jornal Vivo.
Para Jacob Levy Moreno: “Um processo terapêutico não faz sentido se não visar a humanidade toda."
A concepção Socionômica do Ser humano pressupõe que o homem se desenvolve por intermédio das relações. O ser humano é um ser genial, espontâneo-criativo. 
A sociopsicopatologia psicodramática postula que o sofrimento de um indivíduo reflete o sofrimento do coletivo. 
A sociatria nos diz que todo indivíduo que trabalha com relações humanas pode pertencer a um exército invisível de terapeutas que construirá a nova ordem mundial terapêutica, na qual sobreviverá o homem que desenvolve sua capacidade de encontrar o outro, o homem criador, o herói existencial.
No Brasil, o estudo da ciência socionômica e o treinamento nos métodos sociátricos são realizados por várias instituições de especialização em Psicodrama no Brasil, credenciadas pela Federação Brasileira de Psicodrama.
Se você deseja maiores informações sobre o assunto,  vá ao site  da Federação Brasileira de Psicodrama: www.febrap.org.br

Um comentário:

  1. É interessante pensarmos que realmente “Um processo terapêutico não faz sentido se não visar a humanidade toda." Pois do que adiantaria visar só determindaos grupos ou pessoas?
    Tanto assim que a sociopsicopatologia psicodramática postula que o sofrimento de um indivíduo reflete o sofrimento do coletivo. E isso é profundo!!

    ResponderExcluir