sábado, 3 de março de 2012

V Encontro do Grupo de Estudo

O encontro presencial do grupo foi marcado pela discussão sobre as fases do desenvolvimento infantil, segundo a psicanálise, bem como os tipos de personalidade.
Gostaríamos muito de ter fechado a discussão sobre os temas, mas essas fases nos leva a falar de sexualidade. Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta, de acordo a conceituação normalmente empregada em artigos.       
 Já Vimos no estudo psicanalítico que a sexualidade é reconhecida como um instinto com o qual as pessoas nascem e que se expressa de formas distintas de acordo com as fases do desenvolvimento que são: Fase Oral, Fase Anal, Fase Fálica, Latência e Genital.
Nossos estudos e discussões foram balizadas, principalmente, por conteúdos disponíveis na internet, onde os links estão listados abaixo:
É comum muitas vezes se confundir o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. É importante salientar que um não necessariamente precisa vir acompanhado do outro, e a compreensão dessa diferenciação é necessária para compreender o desenvolvimento da sexualidade infantil.
Como dito anteriormente, um encontro não foi suficiente para fechar a discussão e, a continuidade do tema  e a discussão gerada será postada brevemente neste blog como outras abordagens e indicações de estudos.
Fiquem com um vídeo ilustrativo  e comentem aqui no blog a sua visão para que possamos nos ajudar nesta busca e disseminação do conhecimento.


2 comentários:

  1. Muito bom esse video Dr. Denilson Cruz, pois ele aborda boa parte do que o grupo discutiu no encontro cujo assunto foi as fases de desenvolvimento psicossexual , segundo Freud.
    É interessante o quanto refelti sobre a mastrubação e todo tabu gerado em torno dela , como forma de repressão a sexualidade, principalmente a feminina .
    E agora estamos em um novo momento, onde poderemos orientar de uma forma diferente das que recebemos as nossas crianças e jovens .

    ResponderExcluir
  2. Isso, mas o NOSSO vídeo é pra isso, pra ajudar na compreensão dos estudos e estimular novas reflexões.

    ResponderExcluir