terça-feira, 24 de janeiro de 2012

3º encontro do Grupo de Estudos

A cada dia uma nova descoberta. O quanto é complexo estudar Freud! Nada! É gostoso! Chegamos a essa conclusão.
Como estudantes, temos que nos aprofundar mais e mais nas nuanças voltadas ao estudo da mente e as particularidades da psicanálise. A realidade é que quanto mais mergulhamos nos estudos reconhecemos que temos de continuar a pesquisa, principalmente àquela que leva ao nosso próprio eu, a quem realmente somos.
Hoje, trouxemos um pequeno vídeo interessante sobre a estrutura tripartite da mente. Assistam e comentem.

6 comentários:

  1. Um dos aspectos que mais chama atenção é a necessidade do estudo constante. O entendimento da divisão da estrutura da mente, segundo Freud, é um ponto extremamente relevante. Quando separamos tudo e mergulhando na compreensão da estrutura, deixamos de confundir os psicóticos com os psicopatas, inclusive, bem como percebemos a realidade daquilo que temos em quanto instrumento para a ação do ego.

    ResponderExcluir
  2. aAos assitirmos o video ( Angela e Rose), achamos muito bom!!!Pois o mesmo aborda conteúdos estudados na Teoria Pisicanalitica , como a estrutura tripartide da mente, descoberta por Freud de forma bem objetiva.Fica evidente durante a demonstração da escolha entre Comer ou Não o chocolate a sedução,o questionamento, a dúvida,o conflito até a tomada de decisão.Isso mostra claramente o quanto o EGO se sente pressionado pela força do ID diante da imposição de algo tão prazeroso e sedutor , podendo ter consequências ruins. Mas ao mesmo tempo as imposições morais do SUPEREGO..

    ResponderExcluir
  3. aAos assitirmos o video ( Angela e Rose), achamos muito bom!!!Pois o mesmo aborda conteúdos estudados na Teoria Pisicanalitica , como a estrutura tripartide da mente, descoberta por Freud de forma bem objetiva.Fica evidente durante a demonstração da escolha entre Comer ou Não o chocolate a sedução,o questionamento, a dúvida,o conflito até a tomada de decisão.Isso mostra claramente o quanto o EGO se sente pressionado pela força do ID diante da imposição de algo tão prazeroso e sedutor , podendo ter consequências ruins. Mas ao mesmo tempo as imposições morais do SUPEREGO..

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito deste video,mas vale lembrar que não só nos momentos de comer, mas em todas as decisões de nossas vidas,a estrutura tripartide da mente e quem vai decidir fazendo-nos caracterizar pela estrutura que mais vezes se faça presente.
    Lùcia Braga

    ResponderExcluir
  5. Sim, Lúcia. A simbologia do alimento é só uma forma para elucidar a estrutura tripartite. Poderia ser um outro exemplo.

    ResponderExcluir
  6. A PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS

    Aproveito o momento para compartilhar um material bastante perninente com o assunto que será discutido no próximo encontro do grupo.Esse texto fala sobre "As histórias de contos de fadas" e de como eles são importantes para o desenvolvimento das crianças , pois ao mesmo tempo em que as divertem, também as esclarecem sobre si próprias e favorecem o desenvolvimento de sua personalidade. E longe de serem apenas histórias "inocentes", elas são autênticas obras de arte, com profundos significados psicológicos, tais como decepções narcisistas, dilemas edipianos, rivalidades fraternas, etc., a criança precisa entender o que está se passando dentro de seu eu consciente para que também possa enfrentar o que se passa em seu inconsciente. Isso, no entanto, não é alcançado através de uma compreensão racional, mas sim através de devaneios, de fantasias.

    Tanto na criança quanto no adulto, se o inconsciente é recalcado e nega-lhe passagem à consciência, a mente consciente da pessoa sofrerá intervenções de derivativos desses elementos inconscientes, que tentarão a todo custo se tornar conscientes. Mas quando esse material tem, até certo ponto, permissão de emergir ao nível de consciência e ser trabalhado pela imaginação, seus danos potenciais ficam muito reduzidos, e podem até ser colocados a serviço de propósitos positivos (sublimação).
    A história dos Três Porquinhos trata principalmente da questão “princípio de prazer versus princípio de realidade”. Ele ensina às crianças que elas não devem ser preguiçosas e fazer as coisas de qualquer maneira, pois isso pode levá-las a perecer. As casas dos três porquinhos e suas ações simbolizam o progresso do homem na história (palha, madeira e tijolos) e, psicanaliticamente, o progresso da personalidade dominada pelo id (princípio de prazer) para a personalidade influenciada pelo superego (mas essencialmente controlada pelo ego). O primeiro porquinho faz sua casa rapidamente porque quer mais tempo para brincar, quer prazer imediato (id, princípio de prazer). O segundo constrói uma casa mais elaborada, mas também de forma imprudente, porque não consegue dominar completamente o princípio de prazer. Somente o terceiro porquinho, já suficientemente maduro e regido pelo princípio de realidade, sabe adiar o momento de satisfação e despende um tempo maior para a construção de uma casa mais resistente e que lhe salvará a vida.
    Já em "Cinderela" temos representações de problemas da rivalidade fraterna,mas um outro tema muito importante dessa história é a angústia de castração, representado pela auto-mutilação das irmãs que tentam calçar o sapato de Cinderela e enganar o príncipe, cortando uma parte do próprio pé....

    Ver mais: http://www.perfeicao.org/2009/01/psicanalise-dos-contos-de-fadas.html

    ResponderExcluir